
Você vai morrer. E eu também. Sei que você não quer e não gosta de falar sobre isso, porém, ignorarmos o assunto não muda as estatísticas:
100% dos seres vivos morrem!
E ainda:
100% dos que morrem não sabiam exatamente o dia que o fato ocorreria.
Ou seja, desejamos longa vida a todos os serem vivos, mas o fato é que a morte pode chegar a qualquer momento.
Com base nestas estatísticas eu te pergunto:
- Se você morrer amanhã o que vai deixar para a sua família junto às boas memórias dos momentos maravilhosos que viveram juntos?
- Sabia que muito pais, deixam também com estas boas memórias e um suposto gordo patrimônio um “caminhão de problemas”?
Então vou quantificar mais algumas informações:
Para liquidar um inventário há alguns custos que são certos: 4% a 8% de ITCMD (Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação), + honorários advocatícios (=/- 10%) + cartórios = não há inventário com custos inferiores a 15% no total no Brasil. Sendo bastante otimista!
Então, para aquele pai e provedor que está descansado em saber que a soma de milhões de reais de patrimônio entre imóveis, empresas, carros, terrenos e investimentos financeiros será o suficiente para sua família viver tranquilamente mesmo que ele faleça de morte prematura tenho a dizer que: sua linda família só poderá usufruir do seu patrimônio se tiver, pelo menos 15% desta soma para liquidar inventário (pelo menos).
Em resumo: se não houver planejamento prévio vais deixar um caminhão de problemas junto da saudade.
O que você quer que prevaleça: a Saudade dos Bons Momentos ou o Caminhão de Problemas?
E lembre-se: mesmo os ativos financeiros nas corretoras de investimentos e bancos entram em inventário.
Então, queridão, atenção para o recado:
PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO é um gesto de amor à sua família.
Existem várias formas de planejar a sua sucessão patrimonial. Cada família tem sua necessidade específica e o plano também deve ser personalizado. Cuidado com o efeito manada: vou fazer o mesmo que meu irmão, meu vizinho, meu sócio, meu amigo do trabalho.
Cuidado!!!
Para que o Planejamento Sucessório seja efetivo é importante observar os três pilares do planejamento patrimonial: financeiro, jurídico e contábil.
Ai ai ai…. já vi cada barbaridade por aí por falta de orientação adequada….
E como sempre a melhor parte vem no final.
Você conhece a ferramenta de seguro de vida como solução financeira para o Planejamento Sucessório?
Esta ferramenta, se contratada adequadamente com a orientação de um gestor de patrimônio especializado, poderá ser a solução financeira mais barata e inteligente do seu planejamento sucessório.
Obviamente, acompanhada das ferramentas contábeis e jurídicas adequadas e recomendadas, também, pelo seu gestor de patrimônio.