Outro dia eu publiquei um texto aqui sobre a morte, seguro de vida e planejamento sucessório.
Eu sei que não é um assunto agradável. Mas é necessário falar sobre ela e todos os aspectos práticos que ela envolve.
A coisa boa é que eu encerrei o artigo com uma excelente notícia: o seguro de vida pode ser a solução mais barata e inteligente se utilizada adequadamente para o planejamento sucessório.
Depois deste artigo recebi várias abordagens de pessoas que já sabiam sobre o seguro de vida como solução financeira para o planejamento sucessório, mas que não tinham contratado ainda por não saberem qual a melhor opção, corretora, etc. Afinal, são tantas opções no mercado.
Outras pessoas que não conheciam, queriam entender melhor. E as que já tinham contratado um seguro de vida como ferramenta de sucessão, mas não estavam seguras se a modalidade era a correta.
Pois bem, vamos lá.
Primeiro: o Seguro de Vida é a solução financeira ou uma das soluções financeiras dependendo da composição patrimonial e familiar. Junto a esta solução financeira devem vir a contábil e jurídica. Mas lembrem-se: muitos planejamentos sucessórios supostamente bem feitos pelos aspectos jurídicos e contábeis caem por terra por falta do recurso financeiro.
Segundo: o Seguro de Vida com a finalidade de Planejamento Sucessório não se contrata. SE COMPRA! A indenização deve ser certa. Assim como a morte do segurado. Existem vários modelos de apólices que podem parecer suficientes no momento da contratação, mas que serão insustentáveis ao longo do tempo. Já escutastes a expressão do “Barato custa Caro”?
Terceiro: o Seguro de Vida é a solução mais segura, pois independentemente das voltas que a vida pode dar e o patrimônio também, ela sempre estará aí, em vigor, desde que o segurado tenha honrado com os princípios da boa fé.
Quarto: imaginando que as circunstâncias mudem e já não seja mais necessário ter um seguro de vida para o planejamento sucessório, o próprio segurado pode fazer uso do valor pago, em vida, corrigido pela inflação.
Último e mais importante: Se você pensa em usufruir do benefício do seguro de vida como planejamento sucessório, faça-o já, pois é um ativo que somente pessoas saudáveis podem comprar.
DICA FINAL: Certifique-se que buscar um corretor de seguros especialista no tema e que represente, pelo menos, três das principais seguradoras, também especialistas no tema. Um bom planejamento sucessório exige esta imparcialidade e diversidade de soluções.
O corretor deve te apresentar as diferentes soluções das diferentes seguradoras. E, mais comum do que possa parecer, é a necessidade de dividir o risco entre elas. Para o seu bem, tranquilidade e segurança!