Cuidar da sua saúde e da sua vida de forma preventiva é extremamente importante. Nós sabemos como a vida é imprevisível, e colocar em risco a qualidade de vida que você conquistou para si mesmo e para as pessoas que ama está fora de cogitação.
Quando o assunto são os seguros e planos de saúde é muito comum que surjam dúvidas. Muitas pessoas costumam atribuir erroneamente o mesmo significado para eles, mas apesar de serem similares, cada um possui suas próprias características e especificidades.
Similaridades entre plano de saúde e seguro saúde
Tanto o seguro saúde quanto o plano de saúde buscam auxiliar a sua qualidade de vida e possibilitam que você não tenha que se preocupar além do necessário em um momento de crise. Eles possuem algumas semelhanças:
– Ambos são regulamentados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS);
– Têm o objetivo comum de oferecer assistência médico-hospitalar;
– Ambos cobrem consultas de rotina, internações e cirurgias;
– Nos dois casos pode haver carência para usar os serviços.
Investir em qualidade de vida e cuidar da saúde de forma preventiva mostra que você se preocupa em preservar o seu patrimônio, e acima de tudo, o bem-estar da sua família.
Diferenças entre o plano de saúde e seguro saúde
Apesar de possuir semelhanças, cada uma dessas opções apresenta suas particularidades. O plano de saúde é muito mais popular que o seguro saúde, que só vem ganhando popularidade nos últimos anos no Brasil. O plano de saúde pode ser ofertado em diferentes modalidades, como por exemplo: individual, familiar, coletivo e empresarial.
Ele embora seja mais conhecido, se mostra mais limitado que o seguro saúde. Os profissionais e a infraestrutura são limitados à rede credenciada, ou seja, você não pode escolher onde quer ser atendido.
Já o seguro saúde te dá a liberdade de escolher seu médico, hospital e laboratório, sendo assim totalmente adaptável às suas necessidades. Ele possui também cobertura nacional e internacional.
Além de serem serviços de cuidado com a vida, o seguro saúde e o plano de saúde são ferramentas de gestão financeira. Pensar em se programar para possíveis imprevistos é também pensar em cuidar do seu patrimônio e evitar colocá-lo em risco em um momento de fragilidade.
Seguro saúde ou plano de saúde, qual é o melhor para mim?
O seguro saúde não é tão popular no Brasil. Mas já te mostramos como ele pode ser benéfico e pode te auxiliar em momentos de crise. Poder escolher qual médico irá te atender, em qual instituição você deseja ser tratado, tudo isso te deixa muito mais confortável em um momento de instabilidade e são escolhas que o plano de saúde não te permitem fazer.
Além disso, o seguro saúde apresenta:
– Acesso a um serviço de qualidade por um preço justo: infelizmente com a precariedade do sistema público de saúde, até o sistema privado se mostra sobrecarregado com tanta demanda. Escolher médicos e profissionais de confiança faz toda diferença na hora da crise;
– Reembolso das despesas: Você é ressarcido das suas despesas médicas, tudo de acordo com o contrato feito, cada pessoa pode assinar um que atenda suas demandas específicas.
Ter o amparo do seguro saúde em momentos de crise pode ser crucial para a qualidade de vida do seu patrimônio. Além de cuidar da sua saúde, da sua vida, ele cuida para que você não seja pego se surpresa pelos imprevistos que podem surgir ao longo da sua caminhada.